Monday, June 20, 2016

Oração ao Cristo Arco-íris: A bandeira LGBT revela um Cristo diferente (Rainbow Christ Prayer in Portuguese)


As cores da bandeira do arco-íris revelam as muitas faces de um Cristo queer nesta Oração ao Cristo Arco-íris, escrita pela autora lésbica cristã Kittredge Cherry e o teólogo gay Patrick S. Cheng.

Bandeiras arco-íris tremulam ao redor do mundo neste mês de junho, Mês do Orgulho LGBT. Arco-íris também são um importante símbolo em diversas religiões. A Oração ao Cristo Arco-íris homenageia os valores espirituais do movimento LGBT.

A oração combina as cores da bandeira com os sete modelos do Cristo queer presente no livro de Patrick Cheng “From Sin to Amazing Grace: Discovering the Queer Christ.” (Do Pecado à Maravilhosa Graça: descobrindo o Cristo Queer)

Cristãos progressistas não acreditam que a homossexualidade seja pecado. Estudiosos garantem que a Bíblia não condena relações românticas entre pessoas do mesmo sexo. Portanto, as igrejas deviam aceitar as pessoas LGBT. A Oração ao Cristo Arco-íris surge do entendimento de que as pessoas LGBT são parte natural da criação de Deus.










Oremos...

Cristo Arco-Íris, tu encarnas todas as cores do mundo. Arco-íris servem como pontes entre diferentes mundos: o céu e a terra, leste e oeste, gay e hétero, cis e trans. Dê-nos inspiração para que lembremos os valores expressados na bandeira colorida da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.



Vermelho é a vida, a raiz do espírito. Cristo Vivo e Cheio de Amor, tu és nossa Raiz. Liberte-nos da vergonha e nos conceda a graça do orgulho saudável, a fim de que possamos seguir nossa luz interior. Com a faixa vermelha do arco-íris, damos graças a Deus por nos ter criado exatamente assim como somos.



Laranja é a sexualidade, o fogo do espírito. Cristo Erótico, tu és nosso Fogo, a Palavra feita Carne. Liberte-nos da exploração e nos conceda a graça do relacionamento mútuo. Com a faixa laranja do arco-íris, inflame-nos com o fogo da paixão.




Amarelo é a autoestima, o cerne do espírito. Cristo Assumido, tu és nosso Cerne. Liberte-nos dos armários e nos conceda a coragem e a graça de nos assumir. Com a faixa amarela do arco-íris, construa essa nossa confiança.



Verde é o amor, o coração do espírito. Cristo Transviado, Marginal, tu és nosso coração, violando as regras por amor. Em um mundo obcecado com a pureza, você toca os doentes e come com os párias da sociedade. Liberte-nos da conformidade e nos conceda a graça da divergência. Com a faixa verde do arco-íris, preencha nossos corações com indomada compaixão por todos os seres.



Azul é a auto-expressão, a voz do espírito. Cristo Liberador, tu és nossa Voz, manifestando-se contra todas as formas de opressão. Liberte-nos da apatia e nos conceda a graça do ativismo. Com a faixa azul do arco-íris, motive-nos a clamar por Justiça.



Violeta é a visão, a sabedoria do espírito. Cristo Interconectado, você é nossa Sabedoria, criando e sustentando o universo. Liberte-nos do isolamento e nos conceda a graça da interdependência. Com a faixa violeta do arco-íris, conecte-nos uns com os outros e com toda a criação.



As cores do arco-íris se unem para formar uma só luz, a coroa da consciência universal. Cristo Híbrido e Abrangente, tu és nossa Coroa, ao mesmo tempo humano e divino. Liberte-nos de categorias rígidas e nos conceda a graça das identidades fluidas. Com o arco-íris, guie-nos para além do pensamento em preto e branco a fim de que experimentemos todo o espectro da vida.

Cristo Arco-íris, você ilumina todo o mundo. Você faz arco-íris como uma promessa de apoiar toda a vida na Terra. Nele, podemos enxergar todas as conexões ocultas entre sexualidades, gêneros e raças. Como o arco-íris, que encarnemos todas as cores do mundo! Amém.








Rainbow Christ Prayer traduzido por Deco Ribeiro.

___

O Debate Gay: a Bíblia e a Homossexualidade  (Matthew Vines)

Artista retrata Paixão de Cristo em versão gay: “cada um visualiza de seu contexto (Guiame.com.br)

http://www.jesusinlove.blogspot.com/Jesus in Love Blog on LGBT spirituality and the arts

No comments: